O termo trekking surgiu no século XIX, com os holandeses que praticavam as caminhadas durante a colonização do continente Africano

De lá para cá muita coisa mudou e o trekking no Brasil ganhou força a partir dos anos 90, como sendo um esporte capaz de conectar a parte física com a mental. Em meio a natureza, seja em região serrana, praias, ou grandes planícies, as trilhas são uma excelente oportunidade para aliviar o estresse da vida moderna, ou simplesmente, desbravar uma nova região.

Na Caçandoca, primeiro quilombo brasileiro reconhecido em área da Marinha, localizado ao sul de Ubatuba, é possível experimentar alguns tipos de trilhas, que incluem ruínas e até mesmo um antigo cemitério onde eram depositadas as ossadas de escravos. Muita história, beleza natural e atividade física fazem parte do passeio.

Para os iniciantes, a Caçandoca oferece o percurso até a região da Caçandoquinha. A partir deste ponto até o destino, a belíssima Praia do Simão, o nível de dificuldade aumenta bastante.

Além do Cemitério de Escravos, as trilhas na Caçandoca incluem pontos turísticos incríveis como o Saco das Bananas e a histórica Ruína do Engenho. Além da trilha principal, que liga a Caçandoca à praia do Simão, a região também oferece trilhas paralelas e mais curtas, que dão acesso a região onde hoje vivem os remanescentes quilombolas.

Para quem está interessado em explorar a belíssima área é importante lembrar de algumas dicas essenciais:

• Não esqueça de levar com você um repelente, e claro o principal, uma garrafa de água. Principalmente para os que têm a intenção de trilhar o percurso mais difícil, que vai da Praia da Raposa até o Simão.

• Use um tênis confortável.

• Um lanche ou frutas são uma boa pedida para quem escolher completar o percurso todo, que conta com cerca de 5,5 km.

Trilhas partindo da Caçandoca

Percurso completo: 5,5 km

Tempo total: média de 3 horas

• Nível leve 
Caçandoca até Caçandoquinha

• Nível médio
Caçandoquinha até Raposa

• Nível difícil
Raposa até Simão

Contrate um guia:
Mário Gabriel do Prado
Tel. (12) 99725-0124