Um projeto no mínimo audacioso: recuperar a ‘saúde’ dos oceanos. Essa é a ideia do bilionário norueguês Kjell Inge Røkke, que em parceria com uma equipe de especialista multidisciplinar, trabalha para criar o REV Ocean, embarcação que promete retirar o lixo dos mares.

Sustentado por três pilares iniciais, o projeto se baseia na construção do maior navio de pesquisa do mundo, na arquitetura da maior sede mundial dos Oceanos e por fim, na criação da maior plataforma global de dados.

O navio de proporções colossais (183 metros de comprimento) espera abrigar em suas instalações cerca de 270 pessoas entre elas cientistas, equipe de pesquisa, tripulação e convidados.

O REV abriga em suas estruturas guindaste, heliponto e pontes móveis laterais capazes de suspender carga de até 20 toneladas.

Construído para salvar o futuro de inúmeras espécies marinhas que dependem da qualidade das águas para sobreviverem, o navio também possui tecnologia que previne a poluição sonora. Quando finalizado terá capacidade para navegar em uma velocidade máxima de cerca de 33 km/h.

A expectativa é que o projeto esteja totalmente concluído em 2021, porém no ano que vem (2020) a equipe acredita que já será possível colocar o navio em operações de teste.

“Sou um pescador e grande curioso pela natureza. Recursos nos oceanos e no fundo do mar têm proporcionado um valor inestimável para a sociedade e também para minha família e para mim. Por isso, sou muito grato ”. Declarou Røkke.

Um projeto milionário

De acordo com a CEO do REV Ocean, Nina Jensen, o projeto custou até agora cerca de 500 milhões de dólares, que foram doados por Røkke. “Nossa esperança é que a REV Ocean, por meio de nossos parceiros e das pessoas a bordo, faça grande diferença no que se refere ao esforço para encontrar soluções mais sustentáveis para a vida no oceano”, disse a CEO durante a conferência global Our Ocean, que ocorreu em Bali, na Indonésia. Durante o encontro a equipe anunciou que o navio também será utilizado para programas educacionais, capacitação profissional, alfabetização oceânica e formulação de políticas, tanto por meio de programas científicos quanto através de expedições.

Sobre Kjell Inge Røkkem

Empresário norueguês e filantropo, Røkke é uma das pessoas mais ricas da Noruega. Ele se comprometeu a doar grande parte de sua riqueza, avaliada em cerca de 4,5 bi USD, para a recuperação dos mares.

Como principal acionista da empresa de pesca, construção e engenharia offshore Aker ASA, Røkke fez fortuna do oceano e se dedica a ajudar a enfrentar os problemas enfrentados atualmente pelos mares.

© fotos: divulgação

Com informações de evocean